16 de abr. de 2011

Matsuri - Sapporo Yuki Matsuri





Matsuri (祭) é a palavra japonesa para uma festa ou feriado. No Japão, as festas são geralmente patrocinadas por um santuário ou templo local.

Não há dia específico para uma Matsuri em todo o Japão. As datas variam de região para região mesmo dentro de uma área específica, mas os dias do festival tendem a se agrupar em torno dos feriados tradicionais como Setsubun ou Obon. Quase cada localidade tem pelo menos um matsuri no final do Verão / início do Outono, geralmente relacionados à colheita de arroz.
Um elemento importante dos festivais japoneses são as procissões, em que o kami do santuário local (divindade xintoísta) é levado pela cidade em mikoshi (palanquins). É o único momento do ano em que o kami deixa o santuário para ser visto em torno da cidade.
Muitos festivais também possuem carros alegóricos (dashi), que são puxados pela cidade, acompanhados por tambores e flautas pelas pessoas sentadas nos carros alegóricos. Cada festival tem suas próprias caracteristicas. Enquanto alguns festivais são calmos e mediativos, muitos são enérgicos e ruidosos.






• Sapporo Yuki Matsuri



O festival de Neve de Sappoto começou de forma espontânea - em 1950, um grupo de 6 estudantes do ensino médio decidiu contruir esculturas de neve no Parque Odori (Odori Koen). O Japão ainda estava se recuperando do pós-guerra e economicamente os tempos eram ainda bastante dificeis. Foi em 1972 que o festival coincidiu com o 11º jogos Olímpicos de Inverno, o primeiro a ser realizado na Ásia, e assim o festival se tornou conhecido internacionalmente, atraindo mais de dois milhões de visitantes provenientes do Japão e em todo o mundo.

Hoje em dia, o Sapporo Yuki Matsuri é realizado durante uma semana de fevereiro, na capital de Hokkaido, Sapporo. Nesse ano, o Yuki Matsuri foi realizado do dia 5 a dia 11 de fevereiro, em três locais em toda a cidade de Sapporo: Odori, Susukino e Tsudome.




O local principal é Odori, em Sapporo. É onde acontece o famoso festival de esculturas de neve, algumas com mais de 15 metros de altura e 25 metros de largura. Elas estão iluminadas diariamente até às 22:00.
Além de cerca de uma dúzia de grandes esculturas de neve, Odori exibe mais de cem pequenas estátuas de neve e gelo e diversos shows e eventos, muitos dos que utilizam a escultura como seu palco.



Susukino é melhor visto à noite. Durante o dia de abertura do festival é possível ver os escultores trabalhando com tudo, desde picadores de gelo até motoserras e outras ferramentas elétricas em pilhas de blocos de 130 kg de gelo. Muitos destes escultores são profissionais, geralmente empregados em fazer arte de gelo para recepções de casamento e outros eventos.
Muitas das obras são patrocinadas, por isso há exemplo de esculturas de gelo que contêm mariscos reais, como o salmão. Também há o concurso de Yuki Hime (Princesa da Neve), disputado pelas mulheres que trabalham na área de entretenimento de Susukino.


Como não poderia faltar, no Yuki Matsuri há bares, lojas e até karaokes feitos de blocos de gelo.
O menos centralmente localizado é o Tsudome, é mais voltado para a família. Há muitos alimentos, estandes e um palco para eventos, como esqui, etc.




Aaaannnnwww, queri muuuuito ir em um evento desses ): deve ser mágico *O* rs

Bom enfim, tomarem que gostaram do post *-* (porque não fazem um desses no seu congelador ? :D -q)


xoxo *:

@suii_

Nenhum comentário:

Postar um comentário