13 de fev. de 2011

Dia dos Namorados


Em alguns países asiáticos, o dia dos namorados é derivado do tradicional "Valentine's Day" americano, mas com suas diferenças. No Japão esta data começou a ser comemorada no dia 14 de fevereiro, em 1936, como uma estratégia de marketing. É o dia em que as garotas (somente as garotas!) dão chocolates e declaram o seu amor ou simplesmente presenteiam alguém querido. Existe o "honmei-choco", que é o chocolate dado para o amado, mas não comprado, é geralmente feito pela garota para torná-lo mais especial. O outro é o "giri-choco", ou chocolate de obrigação, que é oferecido aos colegas de trabalho e familiares como uma forma de agradecimento.


Na China, a diferença é ainda maior. O dia dos namorados é chamado de Qi Xie Jie e acontece no dia 7 do sétimo mês lunar do calendário chinês. Vem de uma lenda chinesa onde a sétima filha do imperador do Céu se apaixona por um vaqueiro órfão (?) que possui um boi mágico (?), porém o imperador os separa, mandando a filha para uma estrela chamada Vega, e o vaqueiro para a estrela Altair. Eles são autorizados a se encontrarem somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês lunar. Por isso que além de chocolate (o melão também é um presente muito valioso), é comum as garotas receberem vaquinhas de pelúcia. HAHA e se no dia dos namorados chover, ele não é comemorado O_O.

Na Coréia do Sul o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de Fvereiro, e tem as mesmas caracteristicas do dia dos namorados do Japão. Só que além do "Valentine's Day" também existe o Black Day, ou "Dia Negro", para os solteiros de plantão, comemorando no dia 14 de Abril. Nesse dia eles "comemoram" com os amigos na mesma situação, comendo macarrão de cor escura chamado Jajang, dai o nome Black Day. Aliás na Coréia do Sul cada dia 14 do mês é celebrado algum tipo de festa de casais.

Existe também o Pepero's Day, no dia 11 de Novembro, onde os amigos e amantes trocam doces, presentes e o tal Pepero, que é um biscoito de chocolate parecido com o Pocky japonês. Alias na Coreia existem vários "feriados" inúteis, há até um dia do bacon. Sério.

Mas é claro que o consumismo e o marketing não ia perde mais uma grande chance. Por isso foi criado o White Day (Dia Branco), exatamente 1 mês apos o Valentine's Day, no dia 14 de Março. Nesse dia os homens retribuem o chocolate que receberam das garotas (costumam retribuir com Marshmallows ou chocolate branco, dai o nome), porém com chocolates mais caros (alguns fazem "bicos" para conseguir o dinheiro para um presente mais caprichado). Vale o mesmo para os casais gays, porém eles trocam presentes nos 2 dias. O white day é comemorado tanto na China e Coréia quanto no Japão.
 
É isso aii ... espero que tenham gostado do Post e façam muitos chocolates e distribuam as pessoas mais queridas .... não é só por que não estamos em nenhum desses países que também não podemos comemorar... Happy Valentine's Day *-*

257bgs :*
@nandaraa

Nenhum comentário:

Postar um comentário